Um carregador de celular “pirata” foi apontado pelo Corpo de Bombeiros como causa de incêndio ocorrido ainda no dia 8 de julho, em um hotel no município de Penha.
Segundo apontou a perícia da equipe de investigação de incêndio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, composta pelo 1º Tenente Rafael Giosa Sanino e pelo 3° Sargento Sílvio Mendonça Lima Júnior, a causa do incêndio foi um carregador de celular “pirata” utilizado por um cliente do hotel.
Os investigadores concluíram que, ao sair pela manhã, o hóspede do hotel teria deixado o carregador de celular plugado à tomada que ficava ao lado da cama, com o fio apoiado sobre o colchão. O carregador não possuía selo da ANATEL e seus componentes e placa de circuito simplórios, eram típicos de um carregador paralelo.
“A falta desses componentes ou dispositivos de segurança nas placas de circuito são fatores cruciais que fazem com que estes equipamentos não reconheçam a conexão com o celular, gerando energia mesmo que o celular não esteja conectado ao carregador. Além disso, muitas vezes fornecem correntes de energia inadequadas, causando choque, superaquecimento e curto circuito do carregador”, apontou a perícia.

Naquela ocasião o incêndio foi rapidamente controlado atingindo apenas um quarto do hotel, os danos foram estimados em cerca de R$ 15 mil.
Leia também:
- Projeto Praia Limpa realiza ações de educação ambiental em sete pontos da Praia Central, em Balneário Camboriú
- Operação Veraneio: policiamento é reforçado em Balneário Camboriú
- Engavetamento entre três caminhões deixa a BR-101 congestionada neste sábado, em Penha
Dicas do Corpo de Bombeiros Militar
– Utilize carregadores de celular apenas originais, aprovados pela ANATEL;
– Remova o aparelho da tomada após carregar o celular, ainda que o carregador seja original;
– Mantenha crianças ou animais longe dos carregadores uma vez que estes funcionam como transformadores de energia. Qualquer falha nesse dispositivo pode acarretar em choques elétricos;
– Em caso de incêndio não utilize elevadores comuns, busque a saída de emergência, utilizando as escadas e corredores indicados;
– Em caso de emergências ligue para o Corpo de Bombeiros Militar 193.