Camboriú é a quinta cidade da série Inverno no Litoral que fala sobre o turismo durante o inverno nas cidades da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Na cidade, o turismo do interior garante belas paisagens e uma gastronomia típica, além de muita conversa com a comunidade local.
Para quem gosta de comida orgânica e quer degustar uma salada colhida na hora, a Chácara Califas (Restaurante Colonial), fica localizado na Estrada Distrito Vila Conceição. Já para quem curte uma pesca recreativa, há o Paraíso da Pesca, localizado na Estrada geral do Macacos, na Vila Conceição.
Mariana Fantoni Testoni, de 20 anos, é proprietária da Mariana Store e é nativa de Camboriú. Ela e sua família moram no Macacos, no interior. Atualmente, eles possuem o Portal das Pedras, que realiza eventos e também conta com um restaurante. Mas a agricultura familiar já esteve presente no dia a dia deles.
“Há uns 20 anos, tanto meu pai quanto minha mãe trabalhavam com agricultura familiar, assim como a maioria das famílias que são nativas aqui trabalham. Eles resolveram expandir, daí surgiu o Portal das Pedras. Como Camboriú antigamente não tinha um Centro de Eventos, o Portal surgiu como um dos primeiros”, disse a moradora.
Continua após a foto.

O forte do Portal atualmente são os casamentos, mas o local já recebeu formaturas e convidados de diversos locais do país. Mariana, como nativa, aproveita muito o interior da cidade e afirma ser um local que com uma simples volta de carro já é possível ver as belezas que o ambiente naturais.
“Um simples passeio em um domingo de manhã nos Macacos e no Braço já se torna legal, pois você vê todas as belezas. Tem muitos lugares abrindo com cafés e restaurantes. Consegue fazer várias paradas. Pode subir o Morro dos Caetés que fizeram um mirante. Tem também o Rancho do Nei, com restaurante”.
Mas ainda, como moradora e auxiliando a família na empresa de eventos, Mariana percebe que falta incentivo por parte do poder público para que o interior da cidade seja ainda mais visitado.
“Eu vejo que seria muito melhor se a gente tivesse um acesso bom. Às vezes as nossas avaliações negativas no Portal são sobre os acessos. Muita gente promete, mas nada se concretiza”.
Entretanto, não é só de gastronomia e belas paisagens que está baseado o turismo em Camboriú. A religião está presente na cidade. O Caminho de Santa Paulínia conta com estrada feita ainda no século XIX.
O caminho representa o trajeto feito por Santa Paulina de Nova Trento até Camboriú para a inauguração da atual Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade. O trajeto está inserido dentro da Mata Atlântica e conta com cenários belíssimos para contemplar a natureza em meio às cachoeiras, pássaros e pequenos animais silvestres.
Continua após a foto.

As atrações também são para todos os gostos e idades. Na cidade fica localizado o Green Valley, considerado por cinco vezes o melhor clube de música eletrônica do mundo. No lugar, os Djs mais cobiçados do mundo já se apresentaram.

Confira a reportagem em áudio:
Leia mais:
VÍDEO: Carro capota após colidir em outro veículo na Avenida do Estado, em BC
Microônibus com trabalhadores é atingido por caminhão tanque