O segundo episódio da série Inverno no Litoral, em que são apresentadas as principais atrações das cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), une experiências radicais e históricas. As cidades a serem apresentadas são Penha e Balneário Piçarras, lado a lado, a viagem entre elas dura cerca de 15 minutos.
Penha:
Seja verão, inverno, outono ou primavera, o Beto Carrero é uma atração que faz Penha ser visitada anualmente, sendo a principal atração quando se fala em turismo no inverno.
Inaugurado em 28 de dezembro de 1991, o Beto Carrero World é o maior e mais completo mundo de diversão da América Latina. Recentemente, ainda em 2023, o parque foi considerado o melhor parque temático do mundo de acordo com avaliações do TripAdvisor.
São mais de 50 atrações para todas as idades. Entre elas, a famosa Big Tower, Firewipe. A nova atração, Rebuliço. Xícaras malucas, Baby Elefante, Pedalinho, Trenzinho e muito mais.

Balneário Piçarras:
Já em Balneário Piçarras, a principal atração seja em dia de sol, chuva ou vento, é o Museu Oceanográfico, considerada uma atração de nível internacional. O responsável pela comunicação do museu, Rômulo Porthos, explica que ele é o 3° maior do mundo e o maior museu oceanográfico das Américas.
“Nós temos uma exposição de animais marinhos que faz uma relação desde a história, com o surgimento da vida na terra, e o desenvolvimento da vida a partir do mar que foi aonde o primeiro ser vivo foi formado, passando por todos os grupos de animais marinhos que existem”
De acordo com Rômulo, o diferencial do museu é que não são expostas réplicas. Ou seja, todos os animais expostos são reais, que chegaram ao acervo por conta, principalmente, da interação com a pesca, ou na beira da praia, nenhum animal foi morto para ser exposto no museu.
Segundo ele, a experiência pelo museu é autoguiada através de legendas e a duração do passeio depende da categoria escolhida. “Para o público espontâneo é pelo menos uma hora de visitação. Para grupos tudo depende das atividades escolhidas. Temos desde atividades simples, como só a exposição, até o pacote educativo, com palestras, visitas técnicas, visita a exposição, mediação e laboratório de toque, com cerca de três a quatro horas”.
O museu fica aberto de terça a domingo, das 14h às 18h. O ingresso custa R$40,00 sem o adicional do laboratório do toque, que pode ser incluído por mais R$20.00.

Essas são apenas algumas atrações que as duas cidades oferecem. Além da gastronomia, trilhas e belas paisagens naturais.
Esta notícia trata-se de uma série que tem como objetivo apresentar os principais eventos das cidades litorâneas da Amfri durante o inverno, fomentando, assim, o turismo na estação. São seis episódio que serão divulgados um a cada semana.
Confira a reportagem em áudio: