O Hospital Santa Isabel de Blumenau foi considerado a quarta unidade hospitalar que mais realizou transplantes de fígado no Brasil em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos do Brasil (ABTO).
Conforme a instituição, o aumento deve-se também à diminuição de casos de Covid-19, já que os transplantes só podem ser realizados após resultado negativo em paciente doador. No ano passado, foram realizados 284 procedimentos.
Em entrevista para a Menina FM, a coordenadora de enfermagem do ambulatório de transplantes, Solange Aparecida Ramos, dá mais detalhes dessa conquista:
transplantes
O serviço de transplantes de órgãos no Hospital Santa Isabel foi desenvolvido na década de 1980, com transplante renal. Ao longo da década de 2000, aconteceram os primeiros procedimentos de córnea, coração, fígado, pâncreas e pâncreas-rim conjugado.
Em 2016, a unidade foi reconhecida como a que mais realizou transplantes de fígado no Brasil. Em 2017, a instituição foi eleita o melhor Hospital Transplantador de SC. Em 2019, recebeu o mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos do Estado.