Com o lançamento de três novos editais nesta semana, o Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), está investindo mais de R$ 107 milhões na formação de pesquisadores. Esse é o maior valor já destinado pela fundação a chamadas públicas para bolsas de pós-graduação.
Os editais são voltados para Programas de Pós-Graduação (PPGs) de instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, desde que já credenciadas junto à Fapesc. Os PPGs interessados devem submeter propostas aos editais até o dia 10 de junho de 2025:
• Edital 23/2025: bolsas de mestrado
• Edital 24/2025: bolsas de doutorado
• Edital 25/2025: bolsas de pós-doutorado
Cada programa pode solicitar até duas bolsas por edital. A seleção dos bolsistas será feita pelos próprios PPGs, que deverão indicar os nomes à Fapesc até 17 de julho.
Essas ações fazem parte do Programa Fapesc de Fomento à Pós-Graduação em Instituições de Educação Superior de Santa Catarina, que segue as regras atuais da política de bolsas da fundação, com possibilidade de atualização dos valores.
Os bolsistas deverão cumprir 30 horas semanais presenciais dedicadas às atividades dos projetos. A bolsa pode ser acumulada com outras fontes de renda, exceto com outras bolsas públicas nacionais ou internacionais do mesmo nível.
Confira os editais:
Bolsas de Mestrado – edital 23/2025
Bolsas de Doutorado – edital 24/2025
Bolsas de Pós-doutorado – edital 25/2025