O governador Jorginho Mello (PL) autorizou a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) a aprofundar os estudos de viabilidade para a construção de um contorno viário como alternativa ao tráfego na região do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. A proposta, caso se mostre viável, será apresentada ao Governo Federal.
A ideia é utilizar os R$ 370 milhões que o Estado investiu em obras federais em gestões anteriores e que agora estão sendo cobrados de volta pela atual administração catarinense.
“A solução dos Morros dos Cavalos é uma discussão antiga, mas está na hora da gente propor uma solução concreta. Eu já autorizei a Secretaria a estudar alternativas, inclusive um contorno que seria mais barato que um túnel. É claro, é tudo um estudo, mas tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria. Nosso estado é parceiro para dividir a obra. A gente briga pelo o que é nosso, mas a gente também conversa para se chegar a uma solução”, afirmou o governador.
A construção de um contorno viário no Morro dos Cavalos é uma reivindicação antiga de moradores e transportadores, já que o trecho enfrenta congestionamentos frequentes e registra alto índice de acidentes — como o grave caso ocorrido no último domingo, 6, quando um caminhão explodiu e incendiou 28 veículos, o que reacendeu os debates sobre a segurança da via e a necessidade de rotas alternativas.
Com a autorização, a expectativa é que o governo do Estado, junto da bancada federal, articule um possível acordo para agilizar o andamento do projeto e oferecer uma solução definitiva para o trecho.