O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, determinou a exoneração do secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, do cargo. O governador confirmou a exoneração de Torres pelo Twitter.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que vai pedir ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que seja decretada intervenção federal na segurança pública do DF neste domingo, 8. A declaração aconteceu após manifestantes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadirem o Congresso, Palácio do Planalto e o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
No fim da tarde deste domingo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou uma nota sobre a situação. O documento afirma que Aras pediu que a Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) investigue os envolvidos.
Confira a nota na íntegra:
O procurador-geral da República, Augusto Aras, monitora e acompanha com preocupação os atos de vandalismo a edifícios públicos que ocorrem em Brasília neste domingo, 8.
Aras mantém contato permanente com as autoridades e tem adotado as iniciativas que competem à instituição para impedir a sequência de atos de violência.
Entre as providências tomadas no dia de hoje, o procurador-geral requisitou à Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) a imediata abertura de procedimento investigatório criminal visando a responsabilização dos envolvidos.
Em Itajaí:
Segundo informações do 1º Batalhão de Polícia Militar, cerca de 30 pessoas estão reunidas em frente a Marinha, em Itajaí.