O Grupo de Operações e Resgate (GOR), recolheu pássaros em cativeiro de forma irregular, no Bairro Ilhota, em Itapema, na manhã de sexta-feira (1). No local, a equipe juntamente com a Polícia Militar e Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), encontraram algumas aves silvestres que estavam sendo mantidas sem a permissão do órgão competente além de armadilhas para captura de aves.
Na ocorrência, o GOR também encontrou um cão amarrado em uma árvore com sinais de maus-tratos. O animal estava em um local insalubre e com feridas pelo corpo.
Os animais silvestres foram encaminhados para o sítio de reabilitação do GOR onde, após avaliação, serão soltos em habitat natural. O cão, após recuperado, será castrado e colocado para adoção responsável.
Diante das infrações ambientais, três pessoas foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil de Itapema, respondendo pelos crimes de maus tratos a animais, construir em local proibido e manter animais silvestres presos em cativeiros ambos previstos na Lei 9.605/98.