Claudinei Loos assumiu nesta semana novamente o comando da secretaria de Planejamento Urbano de Camboriú. O engenheiro civil de formação e vereador em quatro legislaturas, incluindo a atual, esteve à frente da pasta entre 2017 e 2018, no retorno ao cargo ele terá como desafio melhorar a infraestrutura e mobilidade urbana de uma cidade que segundo estimativas do IBGE saltou dos cerca de 80 mil habitantes, há cinco anos atrás, para quase 120 mil moradores.
Um dos principais gargalos do trânsito camboriuense, a Avenida Santa Catarina, terá atenção especial, segundo Loos, com o projeto do binário parado por falta de recursos, um dos objetivos no momento será finalizar a requalificação da via, no trecho que vai desde a ponte sobre o Rio Camboriú, no Centro, até o cruzamento com a rua Leopoldo Leite.
“Agora eu estou falando como técnico, não como político, não posso prometer que vamos resolver o problema da Santa Catarina, nem da requalificação. Eu conversei com o prefeito ao assumir e uma das propostas minhas era que nós déssemos continuidade a Avenida Santa Catarina, senão eu não retornaria. Vamos esperar esse orçamento para ver como nós vamos requalificar, esse é um dos objetivos”, destaca.
O secretário admite que Camboriú enfrenta dificuldades orçamentárias para executar grandes obras, necessárias para o desenvolvimento do município, mas vê como alternativa para avançar nesses projetos parcerias com o ramo da construção civil, sendo fundamental para isso a revisão do Plano Diretor.
“Nós precisamos alterar o Plano Diretor, que já está no momento, 10 anos que temos esse Plano Diretor, o último foi em 2013, nós vamos discutir a cidade com a população e também com os empresários da construção civil para ver o que nós queremos da nossa cidade para os próximos anos, e vamos usar o Plano Diretor para arrecadar fundos e engordar os cofres públicos para fazermos as obras que a cidade precisa e necessita” projeta.
Leia também: fogo atinge maquinário de empresa em Camboriú
A antiga secretaria Eloisa Chiamulera segue na administração municipal, assumindo o cargo de assessora externa do gabinete do prefeito.