As principais vias de Camboriú passarão por alterações nesta semana, com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito. As pontes das ruas Ricardo Assi e Gustavo Richard terão sentido único: uma será utilizada apenas para a saída da cidade, enquanto a outra servirá exclusivamente como entrada.
A alteração foi anunciada pelo secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Metsger, na Rádio Menina. Segundo ele, as mudanças foram solicitadas pelo prefeito Leonel Pavan (PSD). Estudos de mobilidade urbana foram realizados para analisar as melhores formas de desafogar o tráfego no município.
“Camboriú é a cidade que mais cresce em Santa Catarina. Só que junto com as pessoas vem os veículos e a cidade precisa se reestruturar totalmente”, afirmou Alexandre.
De acordo com o secretário, foram realizadas consultorias com empresas de engenharia de tráfego para viabilizar as alterações. Ele ainda destacou que a cidade precisa, primeiro, passar por essa mudança estrutural no trânsito para depois receber as obras do binário.
O secretário também informou que Camboriú passará a contar com mais semáforos para auxiliar no controle do fluxo de veículos.
Confira as mudanças no trânsito
A ponte da rua Gustavo Richard será de sentido único, apenas para a saída da cidade, ou seja, para quem deseja acessar a avenida Santa Catarina. A rotatória da via será retirada e haverá ampliação das pistas de rolamento.
Já a ponte da rua Ricardo Assi também será transformada em mão única, mas nesse caso para entrada na cidade.
Os condutores que desejam acessar Camboriú deverão seguir pela rua Joaquim Garcia, avenida em frente ao Instituto Federal Catarinense (IFC), que se tornará mão única, com três faixas de rolamento. Essa via converge para a ponte da rua Ricardo Assi. Após cruzar a ponte, os motoristas seguirão pela avenida Minas Gerais, depois pela rua Maria da Glória, chegando à Praça das Figueiras, no centro da cidade.
Para sair de Camboriú, os motoristas não poderão mais acessar diretamente a rua Gustavo Richard. Será necessário acessar a Avenida Minas Gerais e, em seguida, percorrer a rua Ernesto F. Pereira, que dará acesso à Gustavo Richard.
No cruzamento entre as ruas Gustavo Richard e Henrique Coppi será instalado um semáforo inteligente. O equipamento fará a contagem dos veículos em tempo real e alternará os sinais conforme a demanda, evitando congestionamentos.


Início das obras
De acordo com o secretário Alexandre, para a execução das mudanças será necessário remover canteiros centrais e postes de energia para ampliar o espaço viário. As obras começaram na manhã desta terça-feira, 8, e devem prosseguir nos próximos dias.
A alteração no trânsito entrará em vigor na noite de quinta-feira, 10. Já na manhã de sexta-feira, 11, as mudanças poderão ser observadas. Equipes do Demutran e da Polícia Militar estarão nas ruas para orientar os motoristas durante o processo de adaptação.
Matéria por: Érica Guckert – estagiária de Jornalismo