As travessias fluviais entre Itajaí e Navegantes operadas pela NGI Sul estão sendo realizadas normalmente nesta terça-feira (1º). Mesmo enfrentando notícias falsas que circulam nas redes sociais e, com os telefones do escritório congestionados, o transporte está assegurado. Houve um aumento na procura após o bloqueio de estradas federais e estaduais nas últimas 48h.
Atualização: 18 pontos de bloqueio ainda são registrados na BR-101
Em uma das fake news é dito que as embarcações estão ficando sem combustíveis. Os Ferry Boat e rebocadores estão abastecidos com diesel marítimo, o que garante o funcionamento das barcas sem interrupções.
Em outras postagens é informado que as estações de embarques estariam bloqueadas desde as primeiras horas da manhã. As duas notícias são falsas e não condizem com a realidade, conforme esclarece a diretoria da NGI Sul.
Além de garantir o acesso à mobilidade urbana regional, o Ferry Boat é responsável pela passagem de veículos de emergência como ambulâncias e viaturas policiais, equipes de servidores estatais, como a Receita Federal e órgãos de vigilâncias em saúde e demais veículos governamentais, de forma gratuita.
PRF inicia retirada de bloqueios das rodovias de SC
Funcionamento ininterrupto 24h por dia
A ligação entre a região central de Itajaí e Navegantes é feita por quatro embarcações que operam de forma simultânea, 24h por dia, sete dias da semana. Duas são exclusivas para carros, utilitários, caminhões de pequeno e médio porte e ônibus. Outras duas são as chamadas “mistas” onde pedestres, ciclistas e motociclistas possuem preferência. Quando há espaço disponível, veículos automotores também podem acessá-las.
Já na travessia da chamada “balsa”, entre os bairros Barra do Rio (em Itajaí) e Machados (em Navegantes), o funcionamento é diário, entre 5h e 22h55min.