Os reservatórios responsáveis pelo abastecimento de Itajaí e pelo encaminhamento de água à Navegantes seguem em recuperação nesta terça-feira, 21. A falta de água aconteceu devido a um rompimento de uma adutora na rua Alfredo Eicke, no bairro Barra do Rio na segunda-feira, 20. Portanto, a baixa pressão e a falta de água ainda podem ser notadas pelos moradores.
Segundo informações do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), até o momento, é fundamental o consumo racional para que a normalização ocorra de forma ágil.

O rompimento:
A adutora danificada só pôde ser completamente reparada por volta das duas horas da madrugada desta terça-feira. A alta pressão de distribuição de água potável no local exigiu o fechamento da saída do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque e a paralisação do tratamento para viabilização do serviço, o que impossibilitou a distribuição de água.
A reabertura dos registros de saída foi iniciada logo após a conclusão da manutenção emergencial, de forma gradual e lenta. Isso permitiu que os reservatórios fossem parcialmente preenchidos durante a madrugada, devido ao baixo consumo no período.
Até a manhã desta terça-feira, no panorama geral, os principais reservatórios, na ETA São Roque, estão em cerca de 25% da capacidade total; o reservatório da ETA Arapongas marca o volume de 75%. A situação mais crítica é a dos reservatórios de Morro da Cruz e Morro Cortado, que estão vazios. O reservatório de Cabeçudas também está esvaziando rapidamente. Portanto, consumidores dos bairros citados podem ter falta d’água ou baixa pressão ao longo da tarde.