Uma operação de desapropriação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 10, nas imediações da rua 450, numa área de invasão, em Itapema. Os trabalhos foram realizados pela Fundação Ambiental Área Costeira (FAACI), Segurança Pública, Defesa Civil (DC), Polícia Militar (PM) e Celesc. A ação tem como objetivo coibir crimes ambientais e demolir construções nas Áreas de Preservação Permanente (APP), além de ligações clandestinas de energia e desmatamento.

Segundo informações da Polícia Militar, foram 17 construções demolidas, algumas em estágio inicial apenas com a fundação, outras estavam mais avançadas, porém nenhuma era ocupada. A Celesc realizou o corte de ao menos cinco ligações irregulares de energia elétrica (gato), que abasteciam a área da invasão, estima-se que aproximadamente 100 casas recebiam energia a partir dessas ligações clandestinas, algumas eram subterrâneas e apresentavam sinais de curto-circuito, colocando em risco os moradores e pessoas que por lá transitavam, podendo provocar até uma possível fatalidade.

A operação foi determinada, primeiramente, pela Constituição Federal e Constituição Estadual de acordo com a lei de crimes ambientais. A Fundação Ambiental Área Costeira (FAACI), Segurança Pública, Defesa Civil e Celesc atuaram em apoio a Polícia Militar na ação, que também averiguou a existência de outros crimes no local, como tráfico de drogas, furto e receptação. Nenhuma pessoa foi presa na ação.
Leia também no Portal Menina: Adolescentes são presos por roubar carro e atropelar uma mulher, em Itajaí