Sem representantes políticos de Balneário Camboriú na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, e na Câmara dos Deputados, em Brasília, um grupo que reúne 13 entidades está promovendo a campanha “Eu Voto por BC”.
O objetivo da ação, que conta com peças publicitárias espalhadas pela cidade e em meios de comunicação, é eleger candidatos a deputado estadual e federal com atuação em Balneário Camboriú. Segundo Nelson Nitz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon BC), os votos dos eleitores da cidade acabam se dividindo e indo para muitos candidatos de outras regiões de Santa Catarina.
“Aqui nós votamos no Estado todo e deixamos de eleger pessoas que possam trazer benefícios para Balneário Camboriú, então reunimos as entidades e a decisão foi que fizéssemos essa campanha para votar em Balneário Camboriú, independentemente de candidato e de cargo, mas que votasse pela cidade”, destacou.
Nitz ainda afirmou que a falta de um representante local dificulta o diálogo para buscar incentivos e melhorias para os projetos de Balneário Camboriú.
“Aí na hora que tem de reivindicar algo junto ao governo do estado, ao governo federal, tem que correr atrás dos deputados estaduais ou federais para conseguir alguma coisa para nossa cidade. Por exemplo, no alargamento da faixa de areia da praia a gente tinha muitas dificuldades de marcar reuniões, em Florianópolis, nos órgãos públicos porque não tínhamos representantes, agora estamos convictos que temos que eleger alguém da nossa cidade, pela nossa cidade”, ponderou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), Vilton João dos Santos, que também aderiu à campanha, lembra que até para cobrar as promessas dos candidatos é mais fácil quando eles são representantes do município.
“Essa pessoa que vota em candidatos de uma outra região tem que pensar que se ela precisar usar um hospital público vai usar o nosso aqui, então ela tem que analisar essa relação de candidatos da região e votar em pessoas daqui, para poder depois pleitear, reivindicar e questionar com pessoas que façam parte da nossa comunidade” salientou.
Balneário Camboriú tem 11 candidatos à deputado estadual e outros sete tentando uma vaga como deputado federal.
As 13 entidades que integram a campanha “Eu Voto por BC” são as seguintes: Sindicato da Indústria da Construção de Balneário Camboriú e Camboriú (SINDUSCON BC); Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL); Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú (SINDILOJAS BC); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (SINDISOL); Sindicato da Habitação de Balneário Camboriú (SECOVI); Associação de Bares e Restaurantes de Balneário (ABRES); Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC); Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú (ACIBC); Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú (AMPE); Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania de Balneário Camboriú (CONSEG); BC Convention – Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau; Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Balneário Camboriú (OAB) e o Observatório Social de Balneário Camboriú.