Empresários do calçadão de Balneário Camboriú se reuniram com o vereador Lucas Gotardo (NOVO), na Câmara de Vereadores, para cobrar mais segurança e que o Calçadão da Central receba mais decorações em datas comemorativas, principalmente durante o Natal. Segundo os empresários, o local não recebe tais decorações há pelo menos quatro anos. No fim da tarde desta quarta-feira, 20, acontecerá uma nova reunião sobre o assunto, também na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
O vereador Lucas Gotardo, recebeu os empresários para uma reunião sobre as demandas relacionadas a segurança, limpeza, organização e decoração em datas festivas. Na questão de segurança, os pontos principais foram o tráfico de drogas e o número de andarilhos. De acordo com Gotardo os empresários foram pedir coisas básicas, mas que o poder público precisa reforçar a segurança para inibir as situações de tráfico e andarilhos.
“O pessoal veio aqui me pedir coisas básicas, desde decorações das datas festivas que fazem anos que não tem, também sobre o policiamento e a segurança. Há relatos de tráfico de drogas, inclusive eu fiz um registro sobre tráfico de drogas, e o que a gente pede é mais rondas da Guarda Municipal, se possível vamos fazer um comunicado à Polícia Militar. Eu entendo que as forças policiais já vêm dando o seu melhor para resolver as situações, mas precisamos dar uma reforçada para inibir esse tipo de situação num lugar tão importante para a nossa cidade”.
Vale ressaltar que o calçadão da central não recebe as decorações de natal, promovidas pela prefeitura do município, desde de 2018. Além disso, o vereador salientou que o calçadão precisa de mais atenção na questão de decorações.
“Eu fico chateado em saber que um local tão importante não está recebendo a devida atenção. Eu tive o relato de uma pessoa de que no ano passado e no ano retrasado, não houve a decoração de Natal ali no Calçadão. Com isso, a pessoa tentou realizar a decoração por conta própria, mas foi impedida pela prefeitura, que particularmente, eu acho inadmissível. Se vários locais da cidade recebem essa decoração, e o calçadão que é um ambiente turístico com fluxo de pessoas muito grande, o comerciante não puder fazer a decoração por conta própria tem algo de errado. Ali é o coração de Balneário Camboriú sim e precisamos dar uma atenção”.
- Leia mais no Portal Menina: Máquina para terraplanagem e parcelamento irregular do solo é apreendida em Camboriú
Uma das empresárias presentes na reunião, Rose Padilha, dona de um comércio no calçadão da central, falou que a reunião foi produtiva, mas também relatou que os comerciantes se sentem humilhados e abandonados. “Eu senti que a reunião foi bem produtiva, os comerciantes acabam cansando porque não sabem que caminho seguir, então hoje nós temos o direcionamento para conseguir a melhoria do calçadão. A gente se sente meio abandonado, e queremos entender o porquê se ali é um ponto turístico. E conversando com todos os comerciantes, a gente se sente até humilhado, porque é um trecho tão curto, tão pequeno e era para ser uma rua tão bonita”.

Rose também comentou que os comerciantes não estão brigando apenas pela decoração de Natal, e sim por várias outras datas comemorativas, como o Dia das Crianças. “Se vier pela BR e colocar no GPS, vai cair pela Avenida Brasil. E qual seria o primeiro olhar do turista? O calçadão da central. Não estamos brigando só pela decoração de Natal, tem várias outras datas, como o Dia das Crianças, que temos espaços ociosos que podem ser utilizados para várias datas comemorativas. Tendo isso, vai trazer um turista de melhor qualidade, vai afastar os andarilhos, vai afastar o tráfico. Onde tem melhoria, não tem isso”, finalizou.