A empresa contratada para escorar a estrutura do prédio que foi atingido por um incêndio na última semana, iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (27). O imóvel abrigava oito salas comerciais no andar térreo e a Ação Social da Catedral São Paulo Apóstolo no piso superior.

A contratação realizada pela Província Católica seguiu uma determinação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Conforme o secretário da Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, somente após esse trabalho será possível liberar o acesso dos comerciantes aos estabelecimentos e o trânsito na Rua XV de Novembro:

O INCÊNDIO
O incêndio de grandes proporções ocorreu na última quinta-feira (27) em um imóvel pertencente a Igreja Matriz, na rua XV de Novembro, em Blumenau. O Corpo de Bombeiros foi acionado pouco antes das 16h.
As chamas iniciaram no segundo pavimento da edificação e rapidamente se espalharam pelos estabelecimentos que compunham o imóvel no térreo. Conforme o Corpo de Bombeiros, foram sete horas de operação, entre combate às chamas e rescaldo.
Durante o combate, as equipes encontraram dificuldades para controlar o fogo, em especial a alta carga de incêndio do local, em razão da grande quantidade de roupas estocadas, informou o Corpo de Bombeiros.

O trabalho reuniu 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários, de quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial. Além disso, houve apoio do Samae, da Defesa Civil do Município, da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Trânsito e de brigadistas de edificações vizinhas.
Ao todo, 14 viaturas de bombeiro atuaram na ocorrência, apoiadas por quatro caminhões pipa do Samae e um caminhão pipa da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. Estima-se que foram usados 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo.