O Brasil realizará no próximo domingo, 2, as maiores eleições de sua história com mais de 156 milhões de eleitores aptos a irem às urnas, superando os cerca de 147 milhões, em 2020. As eleições são consideradas a festa da democracia, pois esse é o momento em que todos os brasileiros independentemente de classe social, religião ou etnia, tem o mesmo peso na escolha de seus futuros representantes.
Candidatos: o eleitor vai votar para escolha de cinco cargos na seguinte ordem:
Deputado Federal: 4 números
Deputado Estadual: 5 números
Senador: 3 números
Governador: 2 números
Presidente: 2 números
Título de eleitor: será possível votar apresentando apenas um documento oficial com foto, como CNH, identidade, passaporte, carteira de trabalho ou portando apenas o e-Título, desde que a na documentação digital conste a foto do eleitor. O prazo para baixar o e-Título segue até sábado, 1°. Quem optar por levar o título físico, também precisará levar consigo um documento oficial (citados acima) com foto.
Uso do celular: não será possível levar o celular para cabine de votação, a medida visa garantir que o voto seja secreto, quem for flagrado fazendo registros do voto poderá responder a crime eleitoral. O eleitor poderá levar consigo na cabine, uma cola em papel com os números dos candidatos.
Manifestações de apoio: o eleitor poderá se manifestar de forma silenciosa, com roupas, adesivos e bandeiras e outros adereços de candidatos que não produzam som. É considerado crime de boca de urna pedir votos nas seções eleitorais.
Justificando o voto: Os eleitores que não optaram por realizar o voto em trânsito (prazo acabou no dia 18 de agosto), podem justificar o voto e evitar multa indo até qualquer seção eleitoral no dia das eleições, ou sem sair de casa pelo e-Título.
Horário de votação: domingo, 2 de outubro, das 8h às 17h, eleitores que estiverem na fila das seções antes das 17h, poderão votar mesmo após esse horário.
Local de votação: clique aqui para encontrar sua seção de votação.