Você com certeza deve ter ouvido algum candidato falando sobre democracia, sendo essa uma das palavras mais utilizadas nesse período eleitoral, mas afinal de contas, o que é democracia?
O dicionário Aurélio, define democracia, como “doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão de poderes e pelo controle da autoridade”. Para o cientista político Roberto Wöhlke, o fundamental na democracia é o espaço que cada indivíduo tem para expressar suas ideias.
“Democracia envolve uma ideia de cultura democrática que é a oportunidade que nós cidadãos temos de participar de espaços públicos onde possamos apresentar nossas críticas e ser criticados”, destacou.
Ainda de acordo com Wöhlke a realização de eleições são um dos pilares da democracia, pois esse é o momento em que cada cidadão tem direito a escolher seus representantes em condições de igualdade, sendo que cada voto tem o mesmo peso na definição dos candidatos que serão eleitos.
“De que a alternância do poder possa ser sucessivamente colocada de períodos em períodos, para que a população possa ter a melhor oferta, aquele que melhor desenha num momento histórico, um projeto de nação, então democracia envolve as regras do jogo a clareza e a oportunidade nessas regras do jogo”, salientou.