A Presidente da BC Investimentos, Maria Pissaia, foi entrevistada no Jornal da Menina desta quarta-feira, 21, e esclareceu questões sobres os editais do Morro do Careca e do Mercado Público da Barra.
O edital para concessão do Mercado Público da Barra está sendo relançado (foi lançado pela primeira vez em agosto de 2022), a presidente da BC Investimentos conta que o objetivo da construção do Mercado Público é estimular o desenvolvimento econômico da Barra e de seu entorno. O valor do investimento inicial será de R$ 13,8 milhões e o prazo da concessão é de 30 anos, prorrogáveis por mais trinta. “A construção do Mercado Público da Barra é um projeto de governo do prefeito Fabrício, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento econômico da região do bairro da Barra e do entorno. Levando e aumentando o fluxo turístico para aquela região, fazendo com que o mercado se torne um retorno do desenvolvimento e atração de novos negócios para aquela região. A Barra vai se tornar, e já se tornou, uma região extremamente importante devido a conexão que a gente tem direta com o Centro de Eventos. O Mercado Público da Barra vai receber todas as demandas de visitas e de turistas que vem ao Centro de Eventos, para a parte de alimentação e para experiências gastronômicas que terão no Mercado público”, enfatizou Maria Pissaia.
O Mercado ficará localizado ao lado da Passarela da Barra, em anexo à Praça do Pescador, no bairro da Barra, às margens do Rio Camboriú. A Casa Linhares será preservada (pois é patrimônio tombado) e criará um fluxo da região sul de Balneário Camboriú, atravessando a passarela indo até o Mercado Público.
Segundo Maria Pissaia, a principal função do mercado não será a venda de peixe, porém, toda gastronomia será na base de peixes e frutos do mar. “Terá a ver com o comércio de peixe, porque toda a gastronomia será voltada para a parte mediterrânea, de peixes e frutos do mar. Mas não terá uma banca de peixe para vender, até porque passa por outras licenças, vigilância e tudo mais. O Mercado vai ser indutor de uma nova alimentação na base de peixes e frutos do mar. O Mercado Público da Barra prevê um piso térreo, um piso intermediário e um ‘rooftop’ com restaurante panorâmico”, explicou Maria.
A divulgação do edital é através de um evento virtual, onde é divulgado nos grupos de concessões e os responsáveis fazem uma apresentação para todos os interessados no dia 04 de julho.
Vale ressaltar que a BC Investimentos é uma empresa de economia mista de capital fechado com a finalidade de assessorar a Administração Pública Municipal no planejamento e execução de políticas públicas através da estruturação e viabilização de projetos estratégicos por modelagens de parcerias públicas privadas e concessões, e por operações de captação recursos e atração de investimentos.
Morro do Careca
A licitação do Morro do Careca ficou nas mãos da empresa Volare Empreendimentos Turísticos Ltda, com resultado divulgado no dia 26 de maio (Divulgada empresa vencedora que vai administrar o Complexo Turístico Morro do Careca). Maria Pissaia falou sobre o edital do Morro do Careca e respondeu que o concessionário pediu um prazo de 30 dias, mas concretiza de que o edital já está homologado. “O Morro do Careca o concessionário pediu um prazo para montar a equipe técnica. É um procedimento normal dentro do edital licitatório, ele pede 30 dias para montar a equipe para assinar o contrato. Mas todo o edital já foi homologado entre as partes. A partir do momento em que se assina o contrato, o concessionário passa a ser responsável pela gestão do ativo (segurança, controle de acesso, entre outros). O contrato será assinado em 30 dias”, finalizou Maria.