O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou na última terça-feira, dia 3, denúncia contra dois homens envolvidos em ataques racistas contra o influenciador digital Ed Rocha de Balneário Camboriú. Os homens são acusados pelo crime de injúria racial, com ofensas referentes a raça e cor através de redes sociais e ameaças de morte contra a vítima e a mãe e sua mãe.
Para a Promotora de Justiça, os dois homens teriam cometido os crimes de injúria com a utilização de elementos referentes a raça e cor, cuja pena é de um a três anos de prisão, e de ameaça, que tem pena de um a seis meses de detenção. A denúncia aguarda o recebimento pelo Poder Judiciário. Somente após o recebimento os denunciados passam a ser réus em ações penais.
“O Ministério Público tem o dever de agir para coibir esse tipo de conduta criminosa. Muitos criminosos acreditam que podem se esconder atrás de perfis falsos, mas é importante destacar que hoje é possível identificar a origem dos ataques, como nesse caso. A internet não é terra sem lei. É importante que as vítimas registrem a ocorrência, a fim de que os órgãos de fiscalização possam atuar de maneira firme, visando a identificar e punição dos autores das ofensas”, ressalta a Promotora de Justiça.