O tão aguardado processo de dragagem do rio Marambaia teve início na tarde de quinta-feira, 25, com a instalação da draga e maquinário utilizados na obra que começou pelo trecho do canal localizado na rua 2001.
Segundo Douglas Costa Bebber, diretor-geral da Emasa, os trabalhos consistem na retirada do esgoto acumulado no fundo do canal em forma de lodo, permitindo a recuperação do rio.
“O esgoto que está há décadas jogado dentro do rio Marambaia, acaba formando um lodo, e esse lodo tem algumas implicações, ou seja, no período de estiagem, ou até mesmo na maré alta, ela acaba vindo até a superfície, exalando um cheiro insuportável, um aspecto escuro no rio e isso tudo será resolvido com a dragagem”, destacou.
Saiba mais: IMA autoriza dragagem do Rio Marambaia
As obras que foram autorizadas na semana passada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), começaram pelo trecho do canal na rua 2001, e vão seguir em direção ao mar. O prazo para execução dos trabalhos é de 90 dias, ainda de acordo com Bebber, a limpeza dará um novo aspecto ao rio.
“Nós temos um prazo de até 90 dias, mas acreditamos que antes disso a gente possa concluir o serviço, e entregar aos turistas e a nossa comunidade uma temporada com um rio com aspecto muito melhorado e sem aquele odor peculiar no período de verão”, projetou.
Clique aqui e receba as notícias da Rádio Menina Balneário Camboriú no seu celular
A expectativa é retirar 6 mil metros cúbicos de lodo do rio, durante o serviço os moradores de áreas próximas podem sentir um odor mais forte, provocado pela movimentação do lodo até a superfície. O investimento da prefeitura na dragagem é de R$ 633 mil.