O dia 25 de maio é marcado pelo Dia Nacional da Adoção, data que busca promover debates sobre os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade. Para celebrar a data, Juliana Gonçalves, a ex-presidente e uma das fundadoras do Grupo de Adoção de Itajaí, comenta que o grupo criou a Semana da Adoção, em Itajaí, para trabalhar assuntos relacionados a causa. “Trabalhar sobre o preconceito em relação as pessoas que adotam e as crianças que são adotadas e também trabalhar a legalização no município”, explica.
A iniciativa conta com palestras, concurso de redação e exposição de histórias reais que promovem reflexões sobre a causa.
Confira a programação:
Na quarta-feira (25), no Dia Nacional da Adoção, o Espaço Cultural Angeloni receberá a exposição ‘Laços Encontrados’, que contará com imagens e histórias que retratam famílias reais formadas pela adoção. Além disso, desmistificando o conceito popular de adoção, haverá também orientação e esclarecimento da necessidade do processo legal, que é a garantia de proteção às crianças e adolescentes.
Na quinta (26) e sexta-feira (27), a exposição ‘Laços Encontrados’ estará no átrio da Prefeitura Municipal de Itajaí. No último dia de evento, às 15h, será realizada a cerimônia de encerramento da Semana Municipal de Adoção, com a premiação dos três melhores textos dos adolescentes participantes do concurso de redação, selecionados por pretendentes e famílias do GEAAI. O evento ocorrerá no átrio da prefeitura.
Acompanhe a entrevista: