O Dia D Contra a Dengue de Balneário Camboriú aconteceu neste sábado, 13, na praça Higino Pio e reuniu autoridades, entidades e a comunidade em busca do combate ao mosquito Aedes aegypti. O município conta, atualmente, com 2312 casos de dengue, sendo 1953 autóctones, ou seja, que foram contraídos dentro da cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Omar Tomalih, foram dias difíceis com a dengue no município, entretanto, através das ações realizadas, ele afirma que os gráficos começaram a baixar. “Hoje posso dizer que os gráficos começaram a cair, graças a vocês entenderem a importância de tudo isso”, comenta.
O prefeito Fabrício Oliveira informa que os números começaram a cair após o chamamento por parte da prefeitura. Ele também expõe que o surto de dengue vivido em Balneário Camboriú não condiz com a cidade. “Se a nossa cidade hoje possui números altos, é porque as pessoas dividem o espaço mais adensado do sul do país, junto com São Paulo”, afirma.
De acordo com a diretora da Vigilância Ambiental, Veridiana Barbosa da Silva, com a chegada do frio a tendência é diminuir a curva dos casos. “Mesmo assim a gente pede à população muito cuidado. Estamos encontrando muito depósito com água parada e piscinas não tratadas”, explica.
Ao longo do dia, foram realizadas a distribuição de panfletos, junto com orientações, em avenidas movimentadas da cidade, além de pontos como Barra Sul, Pontal Norte, Praça do Pescador e rodoviária.
A ação contou com a participação de entidades do município, como Apae, Sinduscon, BC Convention, OAB de BC, associações dos bairros, entre outras.
