Os moradores das praias do Estaleiro e Estaleirinho, de Balneário Camboriú, e do bairro Ilhota, em Itapema, estão desde o início de março enfrentando problemas com sinal de telefone da empresa Tim. Junto com as associações de moradores, foi aberto um processo no Procon de Balneário Camboriú, que posteriormente levou a demanda à justiça.
Esta semana, a juíza Adriana Lisboa, da Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú, determinou que a prestadora de serviço restabeleça imediatamente o sinal. Se após ser intimada a empresa não cumprir com a decisão, receberá diariamente uma multa de mil reais.
O presidente da Associação de Moradores do Estaleiro, Laurindo Ramos, explica que as praias somam hoje em torno de seis mil moradores e que o problema causa riscos à saúde, já que os cidadãos não conseguem sequer acionar uma ambulância caso precisem, além de trazer prejuízo ao turismo, que tem dificuldades de comunicação com os visitantes.
Segundo o presidente, o problema surgiu quando o proprietário do terreno onde ficam as antenas de telefonia optou por não renovar o contrato de aluguel. A situação implica na saída do equipamento também das outras operadores, o que pode fazer com que a situação volte a acontecer.
Confira a matéria na íntegra: