Por orientação do Ministério da Saúde, os municípios estão realizando a aplicação de uma terceira dose, ou dose reforço, da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos desde o dia 15 de setembro. No caso dos idosos, o reforço é oferecido após seis meses da segunda dose (ou dose única), e para os imunossuprimidos, após 28 dias do fim do primeiro ciclo vacinal.
A nova etapa de imunização abrange quem tomou a vacina de qualquer fabricante e está sendo realizada com a Pfizer – na ausência desse imunizante, os municípios estão autorizados a utilizarem Jassen ou Astrazeneca. De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a preferência pelo imunizante da Pfizer diz respeito a resposta imune que ele gera, que conforme os estudos, é superior das demais opções liberadas pela Anvisa.
Segundo o infectologista Martoni Moura e Silva, o reforço é focado nos dois grupos que possuem uma predisposição maior à perda de imunidade. “A ciência não parou de investigar, foi se fazendo estudo para ver os anticorpos e a defesa e foi verificado que há uma queda significativa do sistema imunológico. Este reforço vem para para manter níveis elevados de defesa”, afirma.
O especialista acredita que, em breve, a vacina contra Covid-19 deve se tornar sazonal, a exemplo da imunização contra influenza. Para ele, “vai depender muito dos ataques de circulação do coronavírus. É possível que tenhamos que conviver com o vírus e com a vacina, pois se ele continua circulando, temos que reforçar, já que o vírus não é o mesmo o tempo todo, o que explica as inúmeras variantes”.
O infectologista incentiva as pessoas que têm oportunidade de reforçar a imunização, para que façam. “A população tem que olhar para a vacina com bons olhos, é importante tomar qualquer tipo. Todas estão sendo utilizadas no mundo todo, qualquer tipo de vacina é aceitável e válida”, ressalta.
Balneário Camboriú
Nesta terça-feira (21), Balneário Camboriú está aplicando a dose de reforço em idosos com 83 anos ou mais e imunossuprimidos. É preciso apresentar documento com foto e carteira de vacinação. A imunização ocorre das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, ao lado do colégio Ivo Silveira. Nas demais unidades a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. No drive-thru do Balneário Shopping o horário é das 12h às 17h.
O telefone (47) 3261-6243 está disponível para tirar dúvidas a respeito da vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Camboriú
Em Camboriú, a dose de reforço está sendo aplicada em idosos com 80 anos ou mais. A ação acontece na Policlínica – Rua Porto Alegre, n° 698, bairro Centro – das 9h às 17h. É necessário ter em mãos o comprovante de vacinação, CPF e documento com foto.
O município também realiza esporadicamente horários e pontos de vacinação ampliados. As mudanças são previamente anunciadas no site camboriu.sc.gov.br ou instagram @prefeituradecamboriu.
Itajaí
Itajaí ampliou a vacinação de reforço para idosos de 75 anos ou mais. A imunização acontece de segunda a sexta-feira no Centreventos – Avenida Ministro Victor Konder, nº 303, bairro Centro -, das 8h às 17h, e nas 30 Unidades de Saúde do município, conforme o horário de atendimento de cada uma. É preciso apresentar o documento de identificação e o cartão de vacina com o registro das doses.