Os números da pandemia relacionada ao coronavírus caíram drasticamente nos últimos meses, em Balneário Camboriú, os dados do Boletim Epidemiológico, divulgado na quarta-feira, 12, apontam para apenas cinco pacientes infectados com a doença no município.
Mesmo com um cenário de pandemia bem mais controlado, a vacinação ainda é fundamental para seguir reduzindo a quantidade de novas infecções. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, a imunização só fica completa, após a pessoa receber quatro doses da vacina contra o coronavirús.
“No cronograma completo para covid-19, nós temos a primeira e a segunda dose, após isso temos o primeiro reforço e quatro meses após esse primeiro reforço, temos o segundo reforço, ou seja, quatro doses ao todo. Hoje em Santa Catarina, nós temos a faixa etária de 30 anos ou mais que está disponível para realizar a quarta dose”, explicou.
A expectativa é que seja lançada uma campanha nacional e anual de imunização contra a covid-19, porém conforme Adriana Ribeiro, ainda não houve nenhuma sinalização do Ministério da Saúde referente ao tema.
“Não foi sinalizado o que será feito, a gente só está fazendo conforme as orientações do Ministério da Saúde, mas como a gente já sabe da campanha da gripe que é uma vacina anual, a gente acredita que pode ser que venha anualmente uma dose ou mais (contra covid-19), não sabemos. Uma coisa é certa, a vacina realmente fez a função dela, diminuiu o número de casos e vemos pelo próprio município, pessoas não estão morrendo e não temos o vírus em grande quantidade”, avaliou.
Em Balneário Camboriú, mais de 125 mil pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus, 122.053 estão imunizadas com a primeira e segunda dose, 63.148 fizeram a terceira dose, enquanto apenas 18.489 buscaram a quarta dose e finalizaram o esquema vacinal (dados do Boletim Coronavírus 12/10).

No momento a Secretaria de Saúde tem a disposição apenas dois tipos de vacinas: Astrazeneca e Coronavac. A imunização com a Coronavac ocorre somente na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1500.