Os pombos são aves que conseguiram se adaptar com facilidade a arquitetura das grandes cidades e centros urbanos, na verticalizada Balneário Camboriú, eles encontram abrigo e inúmeros locais para montar seus ninhos.
Apesar dos riscos à saúde que os pombos podem representar, (é importante lembrar que) essas aves estão amparadas pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, no Art. 32, que considera crime, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou multilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos”.
Leia no Portal Menina: Hospital Municipal Ruth Cardoso registra 100% de lotação nos leitos
“Principalmente doenças fúngicas, como criptococose, são doenças contraídas via inalatória e que são mais perigosas para pessoas imunossuprimidas. No caso de limpeza de locais com fezes de pombos, a pessoa sempre deve usar máscaras e luvas e umedecer as fezes com desinfetante ou água sanitária, antes de tentar varrer para evitar que levante a poeira e a pessoa possa aspirar”, explica.
Em Balneário Camboriú, o Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), realiza trabalhos periódicos para evitar a proliferação de pombos no município. De acordo com o médico veterinário da CCPU, Dagoberto Araújo Brito, o contato com os pombos, principalmente com suas fezes, pode transmitir doenças.
O veterinário ainda admitiu que a população de pombos vem aumentando em Balneário Camboriú, para enfrentar esse problema, ele solicita à população que não alimentem as aves.
“Ao fornecer alimento a gente aumenta a disponibilidade de alimento e a população tende a aumentar, esses resíduos que sobram também podem atrair outras pragas como ratos que se alimentam dos restos”, destaca.
O contato para informações do Centro de Controle de Pragas Urbanas é o 3366-4593, em caso de denúncias a recomendação é procurar a ouvidoria no 0800-644-3388.
Cuidados para evitar a proliferação e doenças relacionadas aos pombos:
– Acionar o CCPU caso observe um ninho de pombo na sua casa ou prédio.
– Evitar ao máximo o contato direto com pombos.
– Não varrer os locais como ninhos ou com fezes de pombos, a limpeza deve ser com água ou produtos como desinfetante para evitar que a pessoa inale a poeira desses resíduos.
– Não dar alimento para aves nas ruas.
Leia no Portal Menina: