Os primeiros dias do mês de setembro vão ser de chuvas intensas e com risco de alagamentos. As mudanças começam a partir de sexta-feira, 1º de setembro, dia em que retornam as fortes chuvas e os temporais que continuam até a noite de segunda-feira, 4, atingindo todas as regiões do estado.
No sábado, 2, o tempo instável volta ao Litoral Norte de Santa Catarina. De acordo com informações da Defesa Civil (DC/SC), o estado de Santa Catarina vai ficar sob influência de uma frente fria, na qual se forma e avança pelo Sul do Brasil e de sistemas de baixa pressão, que se formam no Paraguai e se movem para o mar. Além disso, essa instabilidade vai ser reforçada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Ao decorrer dos dias, a chuva seguirá frequente com forte intensidade em alguns momentos, além de ser acompanhada por raios, rajadas de vento e granizo. Em decorrência das chuvas, o risco está moderado e alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos e também aos temporais como destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica.
- Leia mais no Portal Menina: Vídeo: acidente entre carro e moto deixa motociclista embriagado ferido, em Itapema
No domingo, 3, a instabilidade continua na região por conta do transporte contínuo de umidade. As chuvas variam entre fracas e moderadas durante o dia, não podendo ser descartadas as chances de trovoadas isoladas. Os modelos de previsão do tempo da DC/SC indicam volumes acumulados superiores a 100 mm para áreas do Grande Oeste e regiões de divisa com o RS, neste período.
Fonte: Marinho Lopes Stringari Filho, técnico em Defesa Civil e Estudos Climáticos.