A formação de um novo ciclone extratropical ao longo da costa na região Sul do Brasil vai aumentar a instabilidade em Santa Catarina. Segundo dados da Defesa Civil, a previsão é de chuva volumosa, com risco de granizo, alagamentos, vento forte e deslizamentos.
No sul de Santa Catarina, principalmente nas áreas próximas a divisa com o Rio Grande do Sul são aguardados mais de 300 mm de chuva. A instabilidade ganhou força na madrugada desta terça-feira, 11, e, deve persistir com ao menos até quinta-feira, 13. O alerta da Defesa Civil para região da AMFRI e do Vale do Itajaí é de risco moderado para ocorrências relacionadas a temporais e vendavais.
Dicas de prevenção:
O Corpo de Bombeiros divulgou algumas dicas para evitar acidentes relacionados as condições climáticas adversas:
Trânsito: ficar atento a locais com acumulo de água na pista, aumentar a distância entre os veículos em caso de visibilidade reduzida e reduzir a velocidade ao transitar em ruas, estradas e rodovias durante momentos de chuva intensa.
Mar: as condições do tempo são desfavoráveis para atividades de navegação, pesca ou prática do surf. As ondulações podem ultrapassar os quatro metros, com risco de ressaca e fortes rajadas de vento.
Alagamentos: verifique se há acumulo de lixo ou demais materiais em ralos e locais de escoamento de água na sua residência, desligue a energia elétrica em casos de energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for indicado pela Defesa Civil, desocupe a residência, outra recomendação é evitar transitar por áreas alagadas.
Em casos de emergências a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros 193.
Leia no Portal Menina: Camboriú pode aumentar número de vereadores após resultado do Censo 2022