O mês de outubro é mais chuvoso normalmente, entretanto, a influência do fenômeno El Niño favorece as condições para chuvas mais frequentes e intensas. Entre a tarde desta terça-feira, 3, e a madrugada de quarta-feira, 4, há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina (DC/SC) e a Epagri/Ciram, os temporais e as volumosas chuvas vão ser intercaladas por breves períodos de melhoria. Ao decorrer desta quarta-feira, 4, os riscos de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas as fortes chuvas se mantém e podem ultrapassar os 100 milímetros (mm) nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. Todas essas áreas estão em alto risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
- Leia mais no Portal Menina: Alerta: relações públicas de BC tem Instagram invadido por golpistas
Na quinta-feira, 5, as chuvas enfraquecem em todas as regiões do estado. Entre sexta-feira, 6, e domingo, 8, as instabilidades voltam a ganhar força entre o centro e o litoral catarinense, aparecendo de forma persistente e com acumulados elevados no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Período que terá risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos.
Em decorrência dos volumes elevados de chuva previstos juntamente com o solo encharcado, há risco para enxurradas e inundações graduais. Além disso, a DC/SC informou que se for necessário, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para prevenir e/ou extinguir inundações na região.