O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 9, o relatório de balneabilidade da temporada 2022/2023. Foram analisados 237 locais, sendo que somente 147 estão próprios para banho, ou seja, 62%. O monitoramento é feito em 27 municípios do litoral, em mais de 100 praias e balneários.
Região Sul terá apresentações de balé clássico durante o fim de semana, em BC
As análises do Instituto usam como parâmetro a Escherichia coli, que é uma bactéria encontrada no sistema digestivo dos animais de sangue quente. Para ser considerado próprio para banho, o local precisa ter 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, havendo, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar. Santa Catarina registra o segundo maior monitoramento de balneabilidade do país. Na alta temporada, de novembro a março, as análises são feitas semanalmente, já na baixa temporada, de abril a novembro, o monitoramento ocorre mensalmente.
Obras de Camboriú está com processo seletivo aberto até esta segunda-feira
São analisadas as praias dos municípios de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.