O Dia Nacional do Censo Escolar é celebrado nesta quarta-feira (31). A Secretaria de Estado da Educação buscar conscientizar as escolas sobre a importância da pesquisa. A campanha acontece nas 1053 unidades para divulgar o Censo.

Entre as ações sugeridas pela secretaria às escolas, está a conversa com professores e alunos sobre a importância da pesquisa para os indicadores educacionais do país e outras atividades pedagógicas.
Os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e estadual e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
ETAPAS DA PESQUISA
A primeira etapa do levantamento inicia nesta quarta e segue até 31 de julho. O objetivo é coletar as informações sobre as unidades de ensino, gestores, estudantes e profissionais escolares. O dia 31 de maio é a data base para a pesquisa.
Na segunda etapa do Censo, serão apuradas as informações de rendimento (aprovado e reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar e falecido) dos alunos declaradas na primeira etapa de coleta. Fase inicia dia 01 de fevereiro de 2024 até 11 de março de 2024.
LEVANTAMENTO
O levantamento é realizado pelo sistema Educacenso e, nas escolas a declaração é realizada por meio da migração de dados entre sistemas. A pesquisa deve ser respondida pelos diretores das escolas, responsáveis pela veracidade das informações.
Leia mais: Furtos de carnes acontecem em menos de 30 minutos em Blumenau