Três casas construídas em áreas invadidas e de risco em Camboriú foram demolidas nesta terça-feira, 30. A ação foi realizada pela Defesa Civil do município, com apoio da Secretaria de Obras. As casas ficavam localizadas no final da rua Tulipa, também conhecida como Morro da Sucupira, no bairro Tabuleiro.
Segundo o secretário da Defesa Civil, Jaime Angel, existem 12 áreas de risco em Camboriú, locais em que a defesa civil vistoria frequentemente. “Nesse local encontramos as residências com maior risco. Essas residências estavam a menos de um metro de queda do barranco e este barranco tem mais de 10 metros, aproximadamente três postes um em cima do outro”, pontuou o secretário.
Angel informa que primeiro foi fiscalizado a situação do terreno em que estavam localizadas as casas. O engenheiro da Defesa Civil certificou que as casas foram construídas em cima da calçada, sendo consideradas propriedade do município.
Leia mais:
- Cachorro com tumor é amarrado em arame por tutor “sem tempo” para cuidar
- Custo BC: o m² mais caro do Brasil atrai investidores, mas afasta moradores
Os moradores receberam uma notificação sobre a área, que seria interditada, e foram informados sobre a necessidade de sair do local. Segundo o secretário, eles recebem durante alguns meses uma ajuda de aluguel social de risco, para se estebilizarem.
O secretário informou também que a Defesa Civil só pode agir em áreas públicas ou em áreas de risco. Sendo de total responsabilidade do proprietário do terreno quando a invasão acontece em áreas privadas.
“Invasão em espaço privado nós no máximo avisamos o dono do terreno. Só podemos agir em questões públicas ou de risco. Se vamos em um local e há um risco iminente, mas é privado, nós tiramos a pessoa até que seja feita a reforma necessária”.
Confira a reportagem completa em áudio: