É muito comum confundirem as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Tenho certeza que você já ouviu alguém falando que iria passar as férias em ‘Camboriú’, quando na verdade, se referia a ‘Balneário Camboriú’, certo? O erro, porém, pode ser perdoado, considerando que Camboriú é a ‘mãe’ de Balneário Camboriú.
Para auxiliar a contar a história de Camboriú e separar os dois municípios, foi inaugurada a Casa da Memória de Camboriú – Museu da História do Nascimento da Cidade. O local por si só já é um resgate à cultura da cidade, implantado na Casa Ana Garcia, uma das pioneiras de Camboriú. Com sua arquitetura colonial preservada e com mais de 130 anos, a Casa da Memória de Camboriú visa conectar as gerações presentes e futuras com o passado de Camboriú.
Segundo a presidente da Fundação Cultural, Eliane Ribeiro, a casa foi o Porto da Cidade, onde as mercadorias chegavam e abasteciam a região. Além disso, foi considerada a maior mercearia de Camboriú. Bacana, né?

Neste local, os visitantes vão encontrar peças antigas concedidas por alguns munícipes, móveis antigos do ex-prefeito José Maria, além de quadros de artistas locais sobre a casa e pontos históricos da cidade.
O museu está localizado na Avenida Santo Amaro, n° 1525, no Bairro São Francisco de Assis, com horário de funcionamento das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira com entrada gratuita.


