A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) suspendeu, na segunda-feira, 28, a operação de transportes de cargas a granel no Porto de Itajaí, incluindo fertilizantes, milho, soja, trigo e outros materiais. A medida foi formalizada por meio da Deliberação nº 30/2025, assinada pelo diretor-geral da Antaq, Caio Farias.
Segundo o vereador Beto Cunha (Republicanos), em 2017 foi realizada uma audiência pública para discutir a implantação da carga a granel no porto. Na ocasião, a proposta foi rejeitada de forma unânime pelas autoridades e representantes da sociedade presentes no encontro.
Ainda de acordo com o vereador, a operação de cargas a granel gera pouco retorno financeiro ao município e traz prejuízos ambientais para a cidade. “A nossa vocação é para operação de contêiner. O valor agregado da carga a granel é mínimo”, afirmou.
Além das questões econômicas, o vereador também apontou impactos sanitários e ambientais da operação de carga a granel. “O volume de ratos nesse tipo de operação é muito maior do que o que nós temos no município, sem contar o odor forte que exala desse tipo de carga”, explicou o parlamentar.
Segundo ele, “a própria JBS buscou a Antaq e fez uma denúncia pedindo que fizesse uma suspensão cautelar desse tipo de manipulação em nosso porto”.
Matéria por: Érica Guckert – estagiária de Jornalismo