O caminhão Cata Treco de Itajaí recolhe móveis e eletrodomésticos que os moradores desejam se desfazer. Segundo o coordenador do programa, Dodi dos Santos, a iniciativa busca evitar que terrenos baldios e calçadas virem depósitos de entulhos. Entretanto, mesmo com diversos canais de comunicação e uma agenda mensal por todos os bairros, Dodi afirma que muitos moradores insistem em jogar os lixos volumosos nos locais proibidos.
“A gente fica triste porque temos tudo isso e as pessoas têm esse costume de jogar as coisas no terreno baldio e acaba atrapalhando um serviço que é bem feito”, explica o coordenador.

O destino dos materiais recolhidos varia de acordo com cada tipo. Os eletrodomésticos são destinados à cooperativa para gerar renda. Já os colchões são enviados a uma mulher que gera renda para três famílias do município. “Temos uma senhora que a gente entrega os colchões para ela e ela desmonta e tira as molas, vira travesseiros. Isso gera renda para três famílias”.
Santos informa que o programa trabalha diariamente com três caminhões e 15 servidores na rua e em média são recolhidos, em cada turno, matutino e vespertino, cinco toneladas de lixos volumosos em cada caminhão.
O coordenador informa que o caminhão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Os moradores podem solicitar o atendimento através de três canais de comunicação. Telefone da secretaria 33480303 whatsapp 9 9601 2345 e através do aplicativo Conecta.i da prefeitura.
Confira o cronograma para as próximas semanas:
20/03 a 24/03 – Barra do Rio, Imaruí, Vila Operária e Centro.
27/03 a 31/03 – Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas e Praia Brava.