O mês de junho é marcado pela campanha de doação de sangue – Junho Vermelho – que tem como objetivo incentivar e conscientizar a população a respeito da doação. Em Camboriú, o Núcleo Ampliado da Saúde da Família (Nasf), criou um grupo no WhatsApp, onde são divulgadas informações sobre as viagens até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau, bem como uma forma de auxiliar na organização e logística, listas de confirmados e a de espera.
A nutricionista da Secretaria de Saúde de Camboriú e do Nasf, Denise de Sousa, explica que a van utilizada leva dez pacientes por viagem, que ocorre uma vez por mês. “Porém, com o Junho Vermelho, faremos, excepcionalmente, três viagens em junho, sendo no dia 1º, dia 15 e dia 29”, informa.
Vale destacar que há um prazo de espera entre uma doação de sangue e outra, diferente para homens e mulheres. Os homens podem doar sangue a cada dois meses; já as mulheres, a cada três meses.
Para ficar por dentro das informações, basta entrar no grupo de WhatsApp neste link ou pelo número de telefone (47) 3365-9442.
Confira a reportagem na íntegra: