Camboriú é uma das cidades da região que enfrentam uma epidemia de dengue. Segundo dados da Vigilância em Saúde, foram confirmados mais de 700 focos do mosquito aedes aegypti e 393 casos da doença até a última sexta-feira, 26.
Segundo o diretor do órgão, Pedro Augusto de Mendonça, a tendência é de que ocorra um aumento no número de casos confirmados na medida que o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) divulgue o resultado dos testes de aproximadamente 1300 pessoas, que atualmente são computadas como casos suspeitos ou em investigação.
“A gente acredita que esse número (casos confirmados) vai praticamente dobrar, conforme saiam os resultados do LACEN, são números expressivos, por mais que tivéssemos passado por outras epidemias, o máximo de casos que tivemos aqui foram 480-490 casos”, destaca.
Leia também: casos de dengue aumentaram mais de 2.400%, em Balneário Camboriú
Ainda de acordo com Mendonça, uma das principais dificuldades das equipes de combate à dengue em Camboriú tem sido encontrar os moradores em suas residências, muito pelo fato de que uma grande parcela da população trabalha em outros municípios da região.
“O município tem uma característica de ser dormitório, temos dificuldade de acessar algumas residências e resolver alguns problemas, porque as pessoas trabalham nos municípios vizinhos e no nosso horário de trabalho as pessoas geralmente também estão trabalhando nas cidades aqui ao lado e elas só retornam para suas residências no período da noite, isso é um grande ponto negativo nessas ações que a gente faz, por mais que a gente também faça ações aos finais de semana, a gente vem fazendo aplicações de veneno, visitas, intensificando as ações aos finais de semana, mas ainda temos um grande problema de acesso as moradias”, observa.
Mutirão regional
Para enfrentar essa situação, Camboriú vai integrar nesta quarta-feira, 31, o mutirão contra a dengue convocado pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), com ações de conscientização e também com reforço das equipes nas ruas.
“A gente vai ter equipes nas escolas do bairro Monte Alegre, fazendo palestras educacionais, além das equipes de saúde na rua, fazendo as visitas de casa em casa, junto com as equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil”, esclarece.
Na região da Amfri, além de Camboriú, também enfrentam uma epidmia de dengue as cidades de Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Balneário Piçarras, Navegantes, Penha e Itajaí.
Leia no Portal Menina:
- Itajaí inicia entrega de uniformes para rede municipal de ensino
- PM recupera carro de locadora em área de invasão, em Itapema