Camboriú vai sediar a última etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de sexta-feira, 13, a domingo, 15. As trilhas vão ficar agitadas em razão das atrações de motociclismo e show com a banda ‘Falafera’. O evento acontece no Instituto Federal Catarinense (IFC), local que sediou a Festa Farroupilha, e na Fazenda Momm, localizada na rua Paulo Dallago – Braço.
O esporte ‘Enduro’ é uma modalidade de motociclismo, praticada em pista majoritariamente de todo-terreno (fora da estrada). O enduro acabou recebendo algumas variantes no quesito competição. Aqui no Brasil, exclusivamente, acontece o Enduro de Regularidade, que consiste em fazer uma trilha, seguindo uma planilha e com um tempo para isso ser feito. Se chegar adiantado, o piloto perde uma quantidade de pontos e, se chegar atrasado, outra quantidade de pontos. A diversão dessa modalidade é juntar num mesmo pacote a velocidade e a regularidade no tempo, missão bem difícil.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, 13, acontece a corrida denominada Super Prime, com os principais pilotos, em um circuito fechado e com vários obstáculos. A atração inicia às 18h no Campus do IFC. No sábado e domingo, 14 e 15, as provas iniciam às 8h na Fazenda Momm. Nela os competidores irão enfrentar três voltas de 40 quilômetros por dia, totalizando um percurso de 120 quilômetros diários, com trechos cronometrados e deslocamentos. Os desafios são variados, com muitas curvas, subidas, descidas e terreno variado, desafiando a habilidade dos pilotos.

- Leia mais no Portal Menina: PRF inicia Operação Nossa Senhora Aparecida nesta quarta-feira
Além disso, o evento conta com a ‘Categoria Kids’, que é destinada às crianças e adolescentes. Eles vão ter uma prova especial cronometrada ao lado do paddock, com 3 quilômetros de extensão.
Campeonato Brasileiro de Enduro
A competição conta com 17 categorias, desde a ‘Categoria ELITE’ até a ‘Categoria EY’. Além disso, o Campeonato Kids possui quatro categorias: infantil, cadete, juvenil, EF Feminina.
A classificação geral das duas principais categorias, ELITE e E1, está desta forma:
Categoria ELITE (Geral)
1. Patrik Capila (Beta) – 266 pontos (Foto abaixo)
2. Luciano Rocha (Husqvarna) – 230 pontos
3. Romulo Bottrel (Honda) – 224 pontos

Categoria E1
1. Loandro Anton “Lolo” #133 (KTM) – 282 pontos
2. Otávio Pelegrino “Tatá” #513 (DYVA) – 196 pontos
3. Leandro Morais #700 (KTM Sportbay) – 148 pontos.