O Camboriú Futebol Clube foi eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D após perder para o Athletic Club pelo placar de 2 a 0, no último sábado, 19, em São João Del Rei (MG), na Arena Unimed. Mas a pergunta que fica aos torcedores e simpatizantes é: e agora?
O Camboriú não joga mais em 2023, tendo em vista que não vai participar da Copa Santa Catarina, que inicia em setembro. O acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro era a última esperança de ter um calendário de jogos para 2024. Sendo assim, o tricolor camboriuense vai disputar apenas a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense em 2024. Neste ano, a Série B começou no dia 28 de maio, ou seja, o Camboriú vai ficar sem jogar por pelo menos nove meses, aproximadamente 255 dias.
Temporada do Camboriú Futebol Clube
A Cambura foi rebaixada no Campeonato Catarinense deste ano na última rodada, com uma campanha muito abaixo do esperado de apenas 11 pontos em 11 jogos. Duas vitórias, cinco empates e quatro derrotas foram os resultados no estadual, o qual foi decidido na última rodada e nos últimos segundos. O Camboriú, jogava pela vitória contra o líder Hercílio Luz para se manter na elite, já o Marcílio Dias, dependia do resultado da Cambura e precisava vencer o lanterna Atlético Catarinense, fora de casa, para não cair.
O tricolor ficou no 0 a 0, dependendo do resultado do marinheiro, que empatava em 1 a 1 até aos 49 do segundo tempo. Aos 49 minutos e 50 segundos (a 10 segundos do fim da partida) o Marcílio fez o segundo gol e rebaixou o Camboriú para a segunda divisão do Campeonato Catarinense 2024.

Na série D, novas contratações e novo treinador para a competição, Júnior Lopes, que teve um começo avassalador na Cambura, nos três primeiros jogos foram três vitórias (Novo Hamburgo, Aimoré e Concórdia). Contudo, dias antes da sexta rodada contra o Brasil de Pelotas em casa, o técnico Júnior Lopes pediu desligamento do clube através de uma decisão pessoal. Com isso, um dia antes da partida, Jerson Testoni é anunciado como novo treinador da Cambura.
Na estreia do técnico, uma derrota por 2 a 0, contabilizando a terceira seguida após o forte início de três vitórias. Entretanto, após uma vitória, quatro empates e duas derrotas, Jerson Testoni deixou o comando do Camboriú e se apresentou no Ypiranga (RS). O auxiliar técnico, Kinho Forgiarini, foi efetivado e na sua estreia como treinador, conquistou uma goleada de 4 a 0 em cima do Aimoré, fora de casa. O Camboriú encontrou sua forma de jogo com Forgiarini no comando da equipe e chegou até as oitavas de final, passando em terceiro lugar do Grupo A8 e eliminando o Maringá na segunda fase.
Porém, na última partida, foram superados pelo Athletic Club por 2 a 0, tirando a diferença do gol que o Camboriú fez em casa. Com isso, foram eliminados e ficaram na 16º colocação geral, com 27 pontos somados e uma campanha de sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, dando adeus as competições em 2023.
Leia também no Portal Menina: Condutor de moto fica ferido após colisão com caminhão, na BR-101, em BC