A cambura tem seu último desafio para buscar a classificação para a próxima fase neste sábado, 22, contra a equipe do Novo Hamburgo (RS) no Estádio Dr. Hercílio Luz, às 18h, em Itajaí. O Camboriú vem de uma vitória por 4 a 0 fora de casa contra a equipe do Aimoré, com destaque para o atacante Carlinhos, que marcou três gols, e para o técnico Kinho Forgiarini, que na sua primeira partida como técnico efetivo levou a cambura para a sua maior vitória na competição até então.
O Camboriú soma 19 pontos em 13 jogos (cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas) e está na quarta colocação, a última posição para se classificar à próxima fase. Cinco equipes lutam pelas três vagas restantes do Grupo A8, onde o único classificado é o Hercílio Luz com 26 pontos (sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota).
Os cinco times que disputam as três vagas são Caxias, São Joseense, Camboriú, Concórdia e Brasil de Pelotas, do segundo ao sexto colocado respectivamente. O Caxias tem 20 pontos na competição, a mesma pontuação do São Joseense. Camboriú e Concórdia somam 19 pontos cada e a equipe com mais dificuldades para buscar a classificação é o Brasil de Pelotas, com 17 pontos.
O Camboriú depende de si mesmo para avançar para a próxima fase, já que uma vitória simples concede a pontuação necessária. O cálculo da média de pontos para se classificar nos últimos três anos foi de 21 pontos, e até então quem alcançou essa marca foi o líder do grupo com 26. “Sabendo que são quatro classificados para a próxima fase em cada grupo, os quartos colocados nas últimas três edições do Brasileirão Série D (2022, 2021 e 2020) somaram, respectivamente, 24 pontos (Azuriz-PR), 18 pontos (Esportivo-RS) e 21 pontos (Marcílio Dias-SC). A média para se classificar em quarto lugar é de 21 pontos”.
Vale lembrar que todos os jogos desta 14º rodada acontecerão simultaneamente, no sábado, 22, às 18h. Confira os confrontos da última rodada: (Vale salientar sobre os dois confrontos diretos: Caxias x São Joseense, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Brasil de Pelotas x Concórdia, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas)

A Rádio Menina BC irá transmitir o jogo entre Camboriú x Novo Hamburgo. A jornada esportiva irá ser comandada pelo narrador Peixoto Júnior, com comentários de Luiz Mendes, Aldo Stock, Aldo Stock Júnior, reportagens de Sérgio Luiz e a técnica no comando de Anna Júlia.
Entenda como o tricolor pode se classificar com todos os possíveis resultados:
- Vitória: Caso o Camboriú vença a partida contra o Novo Hamburgo, vai estar matematicamente classificado (com a vitória, o tricolor ainda pode chegar a segunda posição. Caso Caxias e São Joseense empatem, o Camboriú somará 22 pontos, um a mais que os rivais);
- Empate: O empate dificulta a vida da cambura, pois irá depender da derrota ou empate do Concórdia no confronto contra o Brasil de Pelotas. Além disso, a vitória do São Joseense contra o Caxias pode resultar numa brecha ao Brasil de Pelotas e Concórdia. Caso o Brasil vença a partida por quatro gols de diferença, ultrapassa o Camboriú no saldo de gols;
- Derrota: A derrota para o lanterna do Grupo A8 pode ser o fim da cambura na Série D, pois dependerá apenas de um confronto. Caxias e São Joseense não seriam mais ameaçados, restando apenas o jogo entre Brasil de Pelotas e Concórdia. Nesta partida, a vitória de qualquer um dos times causaria a eliminação do Camboriú, o Galo do Oeste somaria 22 pontos em caso de vitória (três a mais que a cambura) e o Xavante alcançaria 20 pontos (um a mais que o tricolor camboriuense).
Classificação do Grupo A8 do Campeonato Brasileiro Série D

Leia mais no Portal Menina: BC 59 anos: Bola Teixeira conta a história de Balneário Camboriú no MeninaCast