O Projeto de Lei que estabelece uma série de benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos promovidos ou apoiados pelo município recebeu aprovação unânime dos vereadores nesta quarta-feira, 21.
Segundo a autora da proposta, a vereadora Jade Martins, o projeto visa garantir acolhimento e inclusão.
“A iniciativa busca assegurar condições adequadas para que as pessoas com TEA possam participar plenamente das atividades culturais e sociais promovidas pela administração pública”, explicou.
Após a sanção da prefeita Juliana Pavan, pessoas com o espectro autista passarão a ter prioridade no acesso a eventos realizados no município. Isso inclui a preferência na compra de ingressos, nas filas de entrada e o direito à reserva de assentos localizados em áreas de fácil acesso e evacuação. Também serão disponibilizados espaços adaptados para acolhimento e descanso, com ambiente controlado e adequado às necessidades sensoriais, preferencialmente decorados e organizados de acordo com a temática do evento.
Além disso, os profissionais envolvidos na organização e execução dos eventos passarão por capacitações específicas para garantir um atendimento adequado às pessoas com TEA e seus acompanhantes.
A iniciativa busca tornar os eventos municipais mais acessíveis e inclusivos, promovendo o respeito à diversidade e assegurando a dignidade das pessoas com o espectro autista.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo