Na tarde desta sexta-feira, 2, foi confirmado que o Brusque FC não jogará com torcida o duelo contra o Joinville no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, neste domingo, 4. A decisão foi tomada após laudo realizado pela Polícia Militar que apresenta falta de segurança no estádio.
O que diz o laudo:
Entre as principais constatações da PM, a área das arquibancadas, tanto para os visitantes quanto para a torcida local, foram identificadas como irregularidades, com a presença de pedras e resíduos de construção que podem ser utilizados como armas. Houve relatos de arremesso de objetos durante o jogo do Brusque contra o Figueirense.
Pontos específicos da estrutura, como alvenaria, arquibancadas, paredes, piso e postes, foram identificados como “em processo de degradação”, permitindo a retirada de pedaços com as mãos. Os alambrados também foram considerados frágeis.
Além disso, o local está situado em área residencial, sem espaço de estacionamento, causando transtornos à mobilidade nos dias de jogo. Também, a ausência de um local apropriado para o desembarque de atletas e comissão técnica, que atualmente ocorre em via pública, no meio dos torcedores, foi destaque como um problema.
Em relação à estrutura física do estádio, o muro atrás das arquibancadas não possui altura suficiente, permitindo fácil acesso a pessoas não autorizadas, o que pode comprometer a segurança.
Outro ponto grave é a presença de caixas de disjuntores acessíveis aos torcedores e cabos de transmissão de energia no solo. Foi observada também uma extensão de energia sem aterramento na tenda de ingresso, representando risco em caso de curto-circuito. A falta de sinalização de emergência indicando saídas também foi destacada.
Confira os vídeos da vistoria divulgados pela PM: