Turistas e moradores de Bombinhas devem ficar atentos pois a partir de 15 de novembro, a entrada de utensílios de plástico fica proibida no município. A Lei nº 1.787 foi sancionada ainda em 2021, e determina que todos estabelecimentos e atividades comerciais, deverão no prazo máximo de 270 dias da publicação da Lei, providenciar a retirada de circulação das embalagens e dos recipientes proibidos. O prefeito, Paulo Henrique Dallago Muller (Paulinho), ressalta que ainda deverão ser feitos ajustes em conversa com a comunidade e empresários.
Fica proibida a entrada, comercialização, uso e distribuição de canudos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e copos em plástico de uso único, sacolas e sacos plásticos descartáveis, embalagens e recipientes descartáveis de poliestireno expandido (EPS) e o poliestireno extrudado (XPS) popularmente conhecidos como isopor e destinados ao acondicionamento de alimentos e bebidas.
O prefeito, explica que a cidade é voltada a preservação ambiental, porém o que mais causa descontentamento durante a temporada de verão, são os materiais jogados na praia e no mar, oriundos do plástico.
“É muito ruim para nós, uma cidade que tem preservação ambiental, fazer limpeza dos costões e encontrar tartarugas mortas por conta de canudos, peixes mortos por conta de copos plásticos e a sujeira ao longo da praia”, comenta.
Entenda mais sobre a lei com a entrevista no programa Jornal da Menina de sexta-feira (23):