Dia D da vacinação contra sarampo acontece neste sábado, dia 15

Publicado por em 14 de fevereiro de 2020

Acontece neste sábado (15), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. As 45 unidades de saúde do muncipio com sala de vacina, estarão abertas das 8h às 17h. Em Blumenau, além do sarampo, também será disponibilizada a vacina contra a febre amarela.

Crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses. Até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose.

Já a vacinação que protege da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos.

Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica. Há contraindicação para alérgicos à proteína do ovo.

O Sarampo

É uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O vírus do sarampo se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas e a transmissão ocorre pela respiração, tosse ou espirros.

O sarampo é extremamente contagioso, sendo que uma pessoa contaminada pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas, que nunca tenham sido expostas ao vírus ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar a doença é com a vacinação.

Foto: Marcelo Martins / PMB


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista