A Prefeitura de Blumenau publicou um decreto válido por 30 dias que autoriza a fiscalização do desperdício de água. Conforme o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), será feita uma orientação aos moradores e possível interrupção em caso de reincidência.
A multa será de 25 vezes o valor da fatura, segundo a Prefeitura. O presidente do Samae, Michael Schneider, explica como acontecerá a fiscalização na prática:
O decreto foi publicado após o registro de falta de água em diversos bairros, que inclusive continuam com problemas no abastecimento nesta segunda-feira (16). O Samae informou que o nível de turbidez do Rio Itajaí-Açu segue alto, ocasionado pelas chuvas da última semana.
O diretor de operações do Samae, Felipe Leite, esclarece quais medidas estão sendo tomadas para evitar a falta de água:
planos para 2023
Conforme o Samae, está previsto a construção de um novo sistema de abastecimento de água e a ampliação da captação de água do Rio Itajaí-Açu e da Estação de Tratamento de Água (ETA II), aumentando a capacidade de abastecimento na cidade em 40%.
Um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros será construído na ETA II. A previsão para a licitação da obra é para fevereiro ou março e da ETA II para julho.