Blumenau reabre nesta segunda-feira (20), o agendamento da vacina contra a Covid-19, para adolescentes de 14 anos ou mais, população adulta, além de pessoas entre 12 e 13 anos de grupos específicos. A agenda inicia às 17h e conta com cerca de 2 mil vagas.
Serão vacinados adolescente de 14 anos ou mais sem comorbidades, além de pessoas com idade entre 12 e 13 anos com comorbidades, gestantes, puérperas, lactantes e deficiência permanente.
De acordo com a Prefeitura, o município não recebeu novas doses para o reforço em idosos, portanto, não haverá agenda aberta para este grupo. Assim que novos lotes do imunizante destinados a esse público chegarem à cidade, as agendas serão reabertas.
O agendamento deve ser feito no link bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2).
Autorização
A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos está condicionada à autorização do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial). Caso o adolescente esteja acompanhado pelo responsável legal, a vacinação pode ser autorizada verbalmente.
Caso não esteja esteja acompanhado de pai, mãe ou tutor legal, mas de uma pessoa adulta, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de consentimento assinado pelo responsável legal. Modelo de documento está disponível em bit.ly/declaracaovacina.
Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. É necessário levar documento de identificação e, caso tenha, carteira de saúde. Vale ressaltar que quem realizou a vacina da Gripe (H1N1) deve aguardar um período superior a 14 dias para se vacinar contra a Covid-19.
Públicos que podem agendar vacinação e a documentação necessária:
Pessoas de 12 e 13 anos: Documento de identificação com foto, declaração médica que comprove comorbidade e acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.
Pessoas entre 14 e 17 anos: Documento de identificação com foto e acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.
Pessoas acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto.
Foto: Divulgação / Ministério da Saúde