A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, em conjunto com a BC Trânsito e a Guarda Municipal, realizou nesta sexta-feira, dia 31, uma blitz para conscientizar a população sobre os cuidados com a dengue. A ação ocorreu em dois pontos da cidade: na Rua Israel, no bairro das Nações, e na Avenida Atlântica, na altura da Praça Tamandaré.
Durante a blitz, os motoristas que passavam pelos locais foram abordados pelos agentes de endemias, que distribuíram folhetos e orientações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias e dor de cabeça, além de náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
De acordo com dados da secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, o município já registrou 494 focos do mosquito. Quanto ao número de casos, foram registrados 163, sendo 67 autóctones, quatro importados, 39 indeterminados e outros 53 sendo investigados. É importante lembrar que a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus.
Leia também: caminhão com carga de madeira tomba e gera congestionamento na BR-101, em Itajaí
Essa ação visa conscientizar a população da importância de combater a proliferação do mosquito, uma vez que ele é responsável pela transmissão de várias doenças, como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú reforça que é preciso estar atento e tomar medidas preventivas, como eliminar possíveis criadouros do mosquito em casa.