O BC Trânsito está buscando formas de incentivar o transporte coletivo em Balneário Camboriú e atualmente analisa uma proposta de transporte social. A medida visa fazer com que a população troque, ou pelo menos alterne, seus modais de transporte, para que menos veículos precisem circular pelas ruas do município. O estudo foi anunciado pelo gestor do BC Trânsito, Ricieri Ribas, em entrevista ao Bote a Boca no Trombone da última quarta-feira, 6.
A apresentação oficial do projeto, com detalhes de como irá funcionar, a maneira e quem terá acesso, deve acontecer nas próximas semanas, pois nesse momento o texto passa por análise jurídica e contábil. Segundo Ricieri, a proposta é pioneira no país, por isso, o projeto está se baseando em iniciativas de outros locais, como a Espanha, onde o transporte coletivo tem alto nível de adesão.
A intenção é continuar incentivando modais alternativos, mas dar mais ênfase ao coletivo. “A gente fomenta o uso de outros modais como a bicicleta, mas a gente precisa entender que o transporte coletivo movimenta mais pessoas com menos veículos nas ruas”, afirma o gestor.
De acordo com o relatório emitido em março deste ano pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Santa Catarina, Balneário Camboriú possui 100.475 veículos registrados.