O Barra Futebol Clube se tornou nesta semana o quinto clube de Santa Catarina a receber o Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A entrega do certificado foi realizada pelo ex-jogador e atual coordenador das categorias de base da CBF, Branco, na sede da Federação Catarinense de Futebol. Para o tetracampeão mundial, a certificação coloca o Barra entre os principais clubes formadores do Brasil.
“Para gente que trabalha com seleção (de base) é mais uma opção para os jogadores se colocarem à mostra. Serem competitivos, jogarem e a gente observar para futuras competições. Eu fico feliz de estar participando de um momento único e importante do clube no cenário do futebol brasileiro”, destacou.
O presidente do Barra, Benjamim Pereira Sobrinho, lembrou que para receber o Certificado de Clube Formador, é fundamental pensar além do campo de futebol, sendo o objetivo principal formar não só atletas, mas cidadãos capacitados para encarrar a vida adulta.
“A gente procura dar a melhor formação possível dentro e fora de campo, na questão social, na escola, nós regularmente vamos nas escolas com psicólogo, com pedagogo, com assistente social, participar de reuniões ver como está o desenvolvimento dos atletas, entretanto eles estão dedicando a maior parte do tempo ao sonho deles e nós vamos procurar criar todas as ferramentas e oportunidades para eles realizarem esse sonho”, analisou.
Apenas 31 clubes no Brasil tem o certificado de clube formador da CBF, cinco estão em Santa Catarina, além do Barra FC, também integram o grupo Figueirense, Avaí, Criciúma e Chapecoense.